Servidores municipais de Valparaíso de Goiás entram em greve geral e avisam “a educação vai parar”

SINDSEPEM/VAL realizou a primeira Assembleia Geral Extraordinária dos servidores da educação com aprovação de greve geral
9 de fevereiro de 2022
Greve geral dos servidores da educação de Valparaíso de Goiás está mantida
12 de fevereiro de 2022

Greve geral da educação (Foto: SINDSEPEM/VAL)

Servidores da educação de Valparaíso de Goiás decidem por greve geral. A categoria resolveu cruzar os braços após uma série de tentativas de diálogos sem sucesso com o prefeito do município, Pábio Mossoró, e com a secretária da pasta da educação, Rudilene Alves de Faria Nobre. A paralização  está marcada para a próxima terça-feira, dia 15, e tem  por objetivo  cobrar diversos direitos  da classe trabalhadora que foram descumpridos pelo Poder Executivo.

Greve geral( Foto: SINDSEPEM/VAL)

Lembrando que, greve é constitucional e o posicionamento dos servidores e servidoras em aderir à mobilização é legítima. A paralização acontecerá após findarem todas as tentativas de negociações da entidade sindical com o gestor municipal, que em momento algum demonstrou interesse em firmar acordos coletivos com os trabalhadores municipais.   A  greve foi definida durante a  Assembleia Geral Extraordinária que aconteceu na última quarta-feira (09).

No encontro, os servidores expuseram uma série de violações de direitos desde sobrecarga de trabalho, adoecimento no ambiente laboral, escassez de valorização salarial e déficit no quadro de pessoal. Ou seja, será um ato que representa e unifica professores, merendeiros, serventes e  agentes de educação, secretário(a) escolar, assistentes de educação, orientador escolar, monitor , supervisores pedagógicos e outros,  da rede de ensino público. Além disso, outras queixas dos trabalhadores em educação  que representa um grande  descaso do Executivo para com a classe trabalhadora,  o descumprimento do pagamento do reajuste no piso salarial do magistério, de 33,23%,  direito que deveria ter sido pago em janeiro deste ano como manda a legislação, abono Fundeb, auxílio alimentação, vale transporte integral, data base de 15%, gestão democrática com eleição para diretor e contrato temporário para merendeiras e merendeiros .

O SINDSEPEM/VAL informa que seguirá lutando  firme contra a “cartilha” de  desvalorização que os  servidores públicos associados à instituição a sindical vem sendo submetidos pelo Executivo municipal, da mesma forma que reforça a importância da adesão dos servidores e servidoras de todos os cargos em educação à paralização, afinal de contas, o desmonte da educação é um projeto. O sindicato destaca ainda que, devido a propagação da Covid-19 seguirá as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

ERRATA: O SINDSEPEM/VAL comunica que,  a Greve Geral do dia  15 de fevereiro, acontecerá de forma presencial, em frente a Prefeitura de Valparaíso de Goiás,  com primeira chamada às 9:00, e a segunda às 9:30 da manhã.

Foto  Destaque: Greve geral dos servidores da educação. (SINDSEPEM/VAL).