SINDSEPEM/VAL segue na luta pela abertura de concurso público para merendeiras e demais cargos

6ª Promotoria de Justiça de Valparaíso de Goiás intermedia reunião entre sindicato e SME
11 de maio de 2022
Comissão discute reformulação do Plano de Carreira da Administração
13 de maio de 2022

(Foto:Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

A direçao do SINDSEPEM/VAL segue na luta pela realização de concurso público para merendeiras e merendeiros e demais cargos que encontram-se em defasagem em Valparaíso de Goiás(GO). Diante do quadro crítico, representantes do sindicato Marcilon Duarte, Diego Damasceno e o jurídico da instituição , estiveram em reunião realizada na tarde da última terça-feira, dia 10, na sede da 6ª  Promotoria de Justiça para tratar entre outros temas, a situação dos (as) profissionais da merenda do munícipio goiano. Encontre informações complementares acessando o link https://sindsepemval.org.br/6a-promotoria-de-justica-de-valparaiso-de-goias-intermedia-reuniao-entre-sindicato-e-sme/.

De acordo com o sindicato, é fundamental a garantia de um ambiente de trabalho saudável para os trabalhadores e trabalhadoras do município, entretanto, a instituição sindical afirma que isso só será possível a partir do momento em que a prefeitura local abrir concurso público para suprir o alto déficit de pessoal em diversas áreas de atuação.

A atual gestão do SINDSEPEM/VAL tem denunciado com frequência todas as lacunas encontradas nos cargos, especialmente no de merendeira, função responsável pelo alto indice de adoecimento de servidoras  devido a sobrecarga de trabalho por conta da falta de pessoal efetivo para desenvolver as funções.

(Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Quando situações como estas acontecem, os prejuízos não ficam concentrados apenas no cotidiano dos(as) profissionais que, muitas vezes tem a saúde comprometida, o problema perpassa os muros das escolas, se tranforma em um efeito casacata que se expande de forma exponecial para toda comunidade escolar, além de diminuir drasticamente a qualidade dos serviços prestados à população.  Por isso, a única via de recomposição da mão de obra é por meio da realização de certame, defende a entidade  sindical

Dr. Rubens, Diego e Marcilon em renunião no MPGO (Foto:Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Em relaçao a  pauta do concurso público para o cargo de merendeira, o Promotor de Justiça,  Dr. Daniel Naiff, assegurou que acompanhará de perto o procedimento.  Ainda durante a reunião do dia, 10, os representantes da Secretaria Municipal de Educação (SME) informaram que  existe um procedimento em andamento no orgão de educação. Além disso, a pasta  se comprometeu enviar para a promotoria, em até cinco dias, uma cópia do relatório contendo o quantitativo de pessoas  dos cargos efetivos para a realização do concurso público.

A entidade defende também a abertura de concurso para médicos peritos do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos de Valparaíso de Goiás (Ipasval). Nesse sentido,  a entidade enumerou   três  motivos pelos quais o certame é a forma mais eficaz para resolução da problemática. O primeiro deles discorre sobre  estabilidade funcional, uma vez que  o profissional de saúde sendo efetivo, ele terá autonomia no exercício do cargo  e não mais trabalhará  de acordo com os interesses do excutivo local. O segundo ponto é em defesa da humanização do atendimento e a exigência respeito mútuo. E terceiro mas não menos importante, trata-se da  equidade de gênero entre a equipe médica para, assim, ter mais opções de escolhas para os servidores e servidoras no momento do atendimento, diz o sindicato.