SINDSEPEM/VAL e servidores da educação de Valparaíso de Goiás realizam a primeira greve geral do ano

Greve geral dos servidores da educação de Valparaíso de Goiás está mantida
12 de fevereiro de 2022
Com indicativo de greve geral SINDSEPEM/VAL convoca servidores e servidoras da educação para uma Assembleia Geral
18 de fevereiro de 2022

O sindicato realizou, na manhã desta terça-feira (15), a primeira greve geral do ano. O evento ocorreu em frente a prefeitura de Valparaíso de Goiás, e contou com a adesão de centenas de servidores da educação, de todos os cargos.

Presidente SINDSEPEM/VAL – Marcilon Duarte( Vídeo: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

O ato busca, mais uma vez, a abertura de mesa de debate com o prefeito Pábio Mossoró (MDB). O presidente da entidade sindical, Marcilon Duarte, disse: “ ou o prefeito negocia com o sindicato e categoria ou estaremos na quarta-feira que vem decretando uma grande greve geral por tempo indeterminado“, enfatiza Duarte

O Secretário Geral do SINDSEPEM/VAL, Jean Mourão reforçou em sua fala, as agressões  que os servidores e servidoras  vem sofrendo constantemente pelos gestores  municipais, vereador e algumas pessoas à frente de veículos de Comunicação local. Além disso, Jean falou também que  o momento era oportuno para denunciar à comunidade escolar todo o descaso do governo municipal para com os servidores e servidoras. Veja a fala no vídeo abaixo.

Jean Mourão, Secretário Geral do sindicato(Vídeo: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Com 24 anos de carreira pelo município de Valparaíso de Goiás,  a professora Lucena, da Escola Municipal Mundinho Mágico, teceu uma série de críticas ao governo. “Eu sei da caminhada que é sofrida aqui no município. Aqui nós nunca fomos respeitados a altura que necessitamos e precisamos. Esta é a verdade. As pessoas que sobre ao poder, prefeito, vice-prefeito, quando chegam lá, vira a casaca, esquecem de nós, e isso não é correto. Estamos aqui a procura de respeito por todos nós. Porque nós seguramos essa categoria em sala de aula. Nós damos o nosso suor. Tem gente aí que eu que que já pegou dinheiro emprestado para pôr gasolina (nos automóveis)  pra vir trabalhar. Isso não é justo, desabafa a professora.

Sindicato em ação (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Servidores reunidos em frente a prefeitura (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Ato dos servidores e servidoras da educação (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Professores, professoras, merendeiras, agentes de educação presentes no ato (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Servidores da educação indignados com tanto desrespeito(Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Servidores lutam contra o retrocesso do governo de Valparaíso de Goiás(Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Servidores unidos jamais serão vencidos (Fotos: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Presidente Marcilon Duarte (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Servidores fecham a BR040 parcialmente em dia de luta(Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Servidores aprovam Assembleia com indicativo de greve( Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Servidores lutam contra o retrocesso (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Próximos passos da luta

Algumas demandas foram definidas no ato de hoje,  como a convocação para uma Assembleia com indicativo de greve geral por tempo indeterminado, caso o diálogo com o prefeito não avance. A  concentração será em frente a prefeitura também, com data de realização para o dia 23 de fevereiro (quarta-feira), às 9:00 da manhã.

Os temas de debate serão os mesmos: piso salarial do magistério; rateio Fundeb, data base de 15% para todos os servidores; Auxílio Alimentação; Vale Transporte; Gestão democrática  com eleição para diretor; concurso público para para todas as áreas e contrato temporário para merendeiras.

Foto Destaque: Servidores protestam em frente a prefeitura (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)