SINDSEPEM/VAL completa 25 anos de existência, lutas e resistência

Diretoria do SINDSEPEM/VAL solicitou intervençao do Ministério Público para a suspensão do PL 213
24 de março de 2022
Mensagem de gratidão do SINDSEPEM/VAL aos companheiros e companheiras que lutaram e resistiram aos dias greve
30 de março de 2022

O SINDSEPEM/VAL comemora 25 anos de lutas, existência e resistência nesta terça-feira (29/03). Ao longo desses quase 30 anos de fundação a entidade sindical tem se pautado no enfrentamento aos retrocessos políticos locais e nacionais. O sindicato defende que tanto as más quanto as boas decisões políticas a nivel nacional  influenciam diretamente  no andar dos municípios, trabalho e cotidiano das pessoas. A instituição  salienta que tem atuado de forma contudente na promoção de mobilizações em defesa dos interesses da classe trabalhadora do município de Valparaíso de Goiás (GO) e pela manutençao da democracia.

Professor Silvano – um dos nomes à frente da criação do sindicato (Arte: SINDSEPEMVAL/ Fotos: arquivo pessoal)

E não para por aí. O SINDSEPEM/VAL tem se destacado ao  tornar-se referência no entorno do Distrito Federal e também na mídia por sua forte atuação e compromisso junto à classe trabalhadora do município goiano. Vale lembrar que,  o sindicato atua na defesa de todas as categorias públicas de Valparaíso, sem excessão.

Registros de momentos de lutas dos trabalhadores (Arte: SINDSEPEM/VAL)

As instituições sindicais surgiram com uma série de papeis extremamente importantes para a sociedade – ser mediadora  entre os trabalhadores (as),  poder público e os donos dos meios de produção para firmar acordos justos referentes as reivindicações  das categorias é um deles. Desde os séculos passados, a pressão dos movimentos sindicais sobre os governos tem sido o principal mecanismo de avanços nas negociações de direitos trabalhistas como, por exemplo, décimo terceiro, férias, regulamentação e redução das jornadas de trabalho, descanso semanal remunerado, entre outros.

As lutas são infidáveis (Arte: SINDSEPEM/VAL)

Nesse sentido, o sindicato reforça que os direitos trabalhistas são conquistados. A entidade relembra ainda que tais direitos nunca foram dados por boa vontade dos patrões e que por isso, as lutas não podem cessar,  as cobranças e provocações aos representantes do povo no poder legislativo e executivo são essenciais para que as mudanças sejam de fato concretas. “Ter uma postura combativa contra todas as formas de exploração é uma carcaterística que está no “DNA” do SINDSEPEM/VAL”, afirma a direção do sindicato.

Servidores aguerridos em atos pela grantia de direitos  (Arte: SINDSEPEM/VAL)

“Este é um momento de grande alegria para todos e todas nós. Pensar que estamos nos aproximando de quase três décadas de  existência de SINDSEPEM/VAL é motivo de muito orgulho. E tudo  isso só foi possível com muita luta, suor e empenho de todos (as) os nossos filiados e filiadas, que sabem a importância de ter uma entidade representativa como o SINDSEPEM/VAL, que está sempre buscando melhores condições de trabalho sejam elas coletivas ou  individuais “, diz o professor e presidente do sindicato, Marcilon Duarte.

25 anos de luta e resistência (Arte: SINDSEPEM/VAL)

Constituída para representar os direitos dos sevridores (as) públicos (as) municipais, em 29 de março de 1997 nascia o  Sindicato dos Servidores Públicos e Empresas Públicas Municipais de Valparaíso de Goiás – SINDSEPEM/VAL, entidade com legitimidade para defender os direitos individuais e coletivos dos servidores tanto na esfera jurídica quanto na administrativa, a entidade é considerada um marco na história e na vida dos trabalhadores e trabalhadoras valparaisenses.

Fomento do ódio às entidades sindicais brasileiras

O Brasil, nos últimos cinco anos, enfrenta uma crescente de ódio direcionado às entidades sindicais e aos movimentos sociais no geral.  O sentimento de ódio contra instituições que defendem os trabalhadores é promovido justamente por aqueles que são contra os direitos conquistados pela grande massa, já citados aqui. Um exemplo disso,  é o desmonte da CLT após a instauração da reforma trabalhista. A reformulação da CLT não apenas precariza as profissões ao limitar direitos, como também não resolveu nenhum problema.

E é aqui que entram os sindicatos, atuando como interlocutores dos trabalhadores e trabalhadoras buscando proteção, valorização do trabalho, da  pessoa humana e melhorias para o ambiente laboral através de mobilizaçãoes seja indo às ruas mostrar a comunidade a precarização do trabalho,  exigindo respostas dos entes públicos, prestando assessoria  jurídica e assitência  psicológia aos associados.

SINDSEPEM/VAL, é tempo de resistir!