Servidores de Valparaíso de Goiás fazem carreata na esperança de dialogar com o prefeito da cidade

Presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás barra, pela segunda vez, a entrada dos servidores do município na casa de leis
19 de março de 2022
SINDSEPEM/VAL convoca os servidores e servidoras de todas as categorias para uma Assembleia Geral
22 de março de 2022

Servidores de Valparaíso de Goias realizaram na manhã desta segunda-feira (21/03), uma carreata na esperança de conseguirem uma reunião com o prefeito, Pábio Mossoró (MDB). O comboio saiu da sede do SINDSEPEM/VAL, entidade que representa todos os servidores públicos do município, em direção à Prefeitura Municipal, localizada na Cidade Jardins.

Com faixas esticadas, servidores pedem que a lei 11.738/2008 seja cumprida (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Ao chegarem no local, a assessora de Mossoró confirmou que o mesmo se encontrava na sede do poder executivo. Dois representantes da direção do sindicato e uma ssrvidora, representando os demias trabalhadores, tentaram uma conversa com o Pábio, com o objetivo de tratar sobre os percentuais do piso salarial do sprofessores e da data-base de 7,91% e 10,61%, respectivamente. No entanto, a tentiva foi em vão, o gestor municipal se recusou a receber a classe trabalhadora para dialogar.

Trabalhadores reunidos em frente a prefeitura ( Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Duranto o ato,  o professor Odair disse que “nós estamos em luta, em campanha protestando pelos nossos direitos porque não temos a devida valorização”. Os trabalhadores alegam também que o Pábio Mossoró tem agido de forma autoritária, uma vez que encaminhou o Projeto de Lei 213 para a Câmara Municipal sem discutir com a categoria “ ele enviou o PL sem ouvir a categoria e o sindicato, por isso, estamos no dia de hoje reivindicando e informando à comunidade, porque afinal, os servidores são funcionários do povo. Estamos a serviço da população de Valparaíso”, diz o educador.

Servidores em luta pelo cumprimento da legislação (Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

O presidente do SINDSEPEM/VAL, Marcilon Duarte, informou que a passeata de hoje teve como foco  principal  negociar as pautas de reivindicação das categorias ” o serviço público está desvalorizado. Um exemplo, é a ausência de transporte escolar para os alunos e alunas, os salários congelados dos servidores há dois anos, os baixos salários do pessoal do administrativo, muitos recebem abaixo do salário mínimo”, desabafa o líder sindical.

Concurso público para merendeira é uma das pautas de reivindicação do sindicato (Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Servidores em frente a SME (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Após a recusa de Pábio Mossoró em dialogar com os sindicalistas, o grupo se deslocou até a Secretaria Municipal de Educação  (SME). Por lá, os servidos cansados de pedir por melhores condições de trabalho, valorização do servidor enquanto pessoa humana,  alguns servidores fizeram questão de relembrar que a Rudilene de Faria Nobre, secretaria da pasta,  prometeu conceder 19% de reajuste salarial para os profissionais do magistério, no entanto, ela descumpriu a promessa, por mais uma vez. O último ponto da carreata foi a Câmara Municipal, local onde ocorrará a terceira  votação do Projeto de Lei número 213, na próxima quarta-feira (23/03).

Foto Destaque: Maior que o medo da punição é a vergonha de não ter lutado. (Gilvanete Cosa/ SINDSEPEM/VAL)