Presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás barra, pela segunda vez, a entrada dos servidores do município na casa de leis

Nota de repúdio aos constantes ataques da prefeitura municipal contra seus servidores e servidoras
19 de março de 2022
Servidores de Valparaíso de Goiás fazem carreata na esperança de dialogar com o prefeito da cidade
21 de março de 2022

Pela segunda vez, em menos de oito dias, o presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, Plácido Cunha (Avante) barrou, na manhã da última sexta-feira, 18,  a entrada de dezenas de  servidores de diversas categorias do município, de entrarem na casa legislativa. Os trabalhadores pretendiam acompanhar a segunda  votação do Projeto de Lei número 213, que trata da concessão do piso salarial dos professores de 7% e da data-base para as demais categorias, de 10%, percentuais inferiores ao que os professores tem direito por lei (33, 24%) e a aplicação de 15% de data-base defendido pelo sindicato.

O homem branco, de uniforme social preto com logo da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás estampada ao lado esquerdo do peito e de máscara facial branca, empurra uma servidora de forma truculenta contra a catraca. O caso aconteceu na última sexta-feira, 18 de março de 2022.

Durante ato pacífico e ordeiro dos servidores, um Policial Militar espirrou jatos de spray de pimenta contra os servidores, atingindo também uma criança  que estava no  local. Além disso, alguns servidores e servidoras foram tratados com excesso de força por parte da Guarda Municipal,  e pelos seguranças da Câmara Municipal, como mostra o vídeo acima.

Segundo o SINDSEPEM/VAL, entidade que representa os trabalhadores públicos de Valparaíso, o  PL encaminhado pelo prefeito da cidade, Pábio Mossoró (MDB) não representa aumento real sobre os salários dos servidores, pois os mesmos  estão com salários congelados há dois anos.  Em cálculos reais, o aumento é de apenas 0,10 centavos.

É importante recordar que, enquanto a inflação atinge percentuais estratosféricos elevando o preço dos alimentos da cesta básica, gás de cozinha, energia elétrica, água e o combustível, o prefeito e os vereadores aumentaram os próprios salários este ano. Ou seja, Estado mínimo para a população e Estado máximo para eles, os parlamentares. Este é o projeto político de Pábio Mossoró (MDB).

Foto destaque: Plácido Cunha, presidente da Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás, do partido Avante.