Sindsepem/Val requer acesso as reformulações dos Planos de Carreira dos Servidores

No dia 19 de agosto de 2024, o Sindicato dos Servidores Públicos e Empresas Públicas Municipais de Valparaíso de Goiás (Sindsepem/Val) deu um passo importante na defesa dos direitos dos servidores ao protocolar requerimentos junto à Secretaria Municipal de Educação, à Secretaria Municipal de Saúde e à Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Em todos, o objetivo era obter acesso às minutas referentes à reformulação dos planos de carreira da Assistência à Educação, do Magistério Público da Educação Básica, dos Profissionais de Saúde e da Gestão Pública e Governamental, documentos importantes para assegurar que os interesses dos servidores sejam devidamente representados nas mudanças propostas.

No requerimento, o Sindsepem/Val destacou a necessidade de tomar conhecimento das minutas, caso existam, para manter informada e garantir que a voz dos servidores seja ouvida em todas as etapas do processo de reformulação. A ação do sindicato reflete sua constante vigilância e compromisso com a transparência, buscando evitar que alterações sejam feitas sem a devida consulta e participação da categoria.

A Secretária de Educação, Natássia Gadêlha, retornou rapidamente, comprometendo-se a fornecer uma resposta ainda nesta semana. Ontem, 21 de agosto de 2024, o Sindsepem/Val recebeu o Ofício n. 2.212/2024, assinado pela Secretária Municipal de Educação (SME). No documento, a Secretaria informa que as minutas relativas à reformulação dos planos de carreira não estão em sua posse e que essas devem ser solicitadas diretamente ao Chefe do Poder Executivo Municipal.

Diante dessa resposta, o Sindsepem/Val não perdeu tempo e hoje (22) já protocolou um novo requerimento, o Requerimento No 005/2024, desta vez diretamente ao Prefeito Pábio Corrêa Lopes, reiterando o pedido de acesso às cópias das minutas dos Planos de Carreira, não só da Assistência à Educação e do Magistério Público, mas também dos Profissionais de Saúde e da Gestão Pública e Governamental. Este movimento demonstra a determinação do sindicato em garantir que todas as carreiras sejam tratadas com a devida seriedade e que seus direitos sejam preservados.

A presidente do Sindsepem/Val, professora Olízia, expressou a preocupação da entidade com a falta do processo de reformulação dos planos de carreira: “Nosso sindicato está aqui para assegurar que os servidores não sejam prejudicados por decisões tomadas sem o devido debate e participação. Precisamos do acesso às informações para podermos lutar pelos direitos da nossa categoria de forma justa e eficiente.”