VALPARAÍSO ADOTARÁ MEDIDAS PARA REDUZIR O IMPACTO DO CLIMA NAS ESCOLAS

Redução de horário escolar em Valparaíso para enfrentar impactos do clima seco

A partir desta quinta-feira, 5 de setembro, as escolas públicas municipais de Valparaíso de Goiás terão seus horários de funcionamento reduzidos devido às condições climáticas severas, marcadas por baixa umidade do ar. A medida foi formalizada através do *Ofício nº 2.281-GAB/DEGP/SME*, emitido pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de proteger a saúde de estudantes, professores e servidores da rede pública.

Natássia Antunes Gadêlha, Secretária Municipal de Educação, informou que a redução do horário é uma resposta à necessidade de mitigar os efeitos nocivos da seca, que pode causar desde problemas respiratórios até desidratação, principalmente em crianças e adolescentes. A baixa umidade do ar, típica desta época do ano, torna o ambiente escolar desconfortável, dificultando a concentração e podendo agravar quadros de alergias e irritações respiratórias.

A nova programação dos horários escolares será a seguinte:

– Turno Matutino: das 7h30 às 10h30
– Turno Vespertino: das 13h às 15h30
– Coordenação dos Professores: das 10h30 às 12h
– Funcionamento da Secretaria Escolar: das 7h30 às 15h30

Os gestores de cada unidade escolar terão autonomia para organizar o horário de trabalho dos servidores administrativos, de acordo com a realidade de cada escola.

A Secretaria de Educação ressaltou a importância de medidas complementares, como a hidratação constante, o uso de umidificadores e a redução de atividades físicas ao ar livre durante os períodos mais quentes do dia. A ação, além de garantir o bem-estar de todos, busca prevenir complicações de saúde que poderiam surgir devido às condições adversas.

O SINDSEPEM/VAL, em diálogo constante com a Secretaria de Educação, apoia a medida, reafirmando seu compromisso com a saúde e segurança dos servidores e da comunidade escolar. “Essa é uma ação necessária para proteger nossos trabalhadores e alunos frente à situação climática. Continuaremos acompanhando de perto e garantindo que os direitos dos servidores sejam preservados”, afirmou o sindicato.

Boletim

Inscreva-se e receba o nosso boletim informativo Revitalizando a Luta

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.