SINDSEPEM/VAL cobra explicações da SMS sobre a instalação de pontos eletrônicos nos postos de trabalho; os ACE´s e ACS´s reivindicam

Lideranças sindicais fazem itinerância nos postos de saúde, UPA e Cais de Valparaíso de Goiás
19 de julho de 2022
Trabalhadores da Escola Municipal Ayrton Senna denunciam falta de segurança e estrutura na unidade escolar; casos de furtos já foram registrados no local
29 de julho de 2022

Sindicato em busca de garantia dos direitos trabalhistas(Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Após circulação de  informações  divulgadas em grupos  de aplicativo de mensagens pelos servidores e servidoras municipais sobre uma  possível  implementação de pontos eletrônicos para os  trabalhadores (as) lotados  na Secretaria Municipal de Saúde( SMS), o SINDSEPEM/VAL solicitou, através de ofício, explicações da pasta sobre a decisão considerada unilateral. Os Agentes Censitários de Endemias (ACE)  e Agentes Censitários de Saúde( ACS), reivindicam e taxam como injusta a deliberação da SMS e afirmam que a medida  dificultará o trabalho das duas categorias, uma vez que precisarão pensar em uma logística de como registrarão as entradas, saídas e pausas para o almoço,  já que os trabalhos são desenvolvidos em loco.

(Ofício SINDSEPEM/VAL)

Como mencionado no paragráfo anterior,  o trabalho das duas categorias é exercido diretamente em campo, e consiste em visitas a imóveis, terrenos baldios e residência no geral. É o caso dos ACE´s, que auxiliam no combate a doenças  como a dengue, na orientação da população de como proceder para prevenir o foco do mosquito aedes aegypti, agente causador não só da dengue clássica e hemorrágica,  mas também de diversas outras como a chinkungunya, zika vírus e febre amarela.  A presença desses profissionais é fundamental para a sociedade. Eles são os responsáveis pela promoção de saúde e bem estar social, além de contribuírem para a criação de políticas públicas em saúde. “É inadimissível. Como esses trabalharão utilizarão o ponto eletrônico se eles trabalham nas ruas de Valpraíso de Goiás?”, indigna-se Marcilon Duarte presidente do sindicato.

“É algo inviável. Não trás segurança e nem comodidade para que o servidor possa trabalhar de forma digna e satisfatória. Me parece mais uma ação punitiva do governo”, diz Rollf Rodrigues, secretário geral interino do SINDSEPEM/VAL.