Sindsepem/Val: Assinatura da Carta de Compromisso com os candidatos à Prefeitura de Valparaíso de Goiás

Na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, o Sindicato dos Servidores Públicos e Empresas Públicas Municipais de Valparaíso de Goiás (Sindsepem/Val) realizou um importante evento em sua sede. Estiveram presentes três dos candidatos à Prefeitura de Valparaíso: Maria Yvelônia (SOLIDARIEDADE), Professora Lucimar (PT) e Wesley Pacheco (NOVO). O ato foi marcado pela assinatura da Carta de Compromisso, onde os candidatos assumiram publicamente compromissos com as demandas apresentadas pela categoria, com foco na valorização dos servidores municipais.

Na plateia, estiveram presentes candidatos a vereador municipal, correligionários, apoiadores e servidores municipais, que acompanharam atentamente as falas dos candidatos e o momento solene de assinatura da Carta de Compromisso.

Candidatos a vereador presentes ao evento. Foto: Ricardo Bastos

A Carta de Compromisso reforça a importância da incorporação das pautas locais ao mandato, com respeito aos direitos assegurados pela Constituição e demais legislações pertinentes. O evento também teve como base as deliberações da Assembleia Geral Extraordinária realizada pelo sindicato em 12 de setembro deste ano.

Ausências e Críticas

Apesar do clima democrático e de engajamento, dois candidatos se destacaram por suas ausências: Marcus Vinicius (MDB) e Zé Antônio (PL). Marcus Vinicius enviou uma carta alegando “incompatibilidade de agenda” para justificar sua ausência. Contudo, o Sindsepem/Val fez uma crítica ao afirmar que “ao menos o vice poderia ter comparecido, demonstrando maior compromisso com os servidores municipais”. Já Zé Antônio não compareceu e sequer justificou sua ausência, o que gerou indignação entre os presentes, especialmente por se tratar de um evento de relevância para o funcionalismo público.

O sindicato ressalta que a Carta de Compromisso permanece à disposição desses candidatos que não compareceram ao evento, para que possam assiná-la, caso desejem demonstrar seu compromisso com as demandas dos servidores.

Participação dos Candidatos

Maria Yvelônia (SOLIDARIEDADE) destacou em sua fala o valor dos servidores públicos, justificando a ausência de seu vice por compromissos pré-agendados, mas ressaltou que sua presença era indispensável devido à importância da categoria. Ela ainda compartilhou sua experiência como ex-servidora contratada de forma precarizada, reforçando a necessidade de revisão das carreiras no serviço público municipal.

Maria Yvelônia (SOLIDARIEDADE). Foto: Ricardo Bastos

A Professora Lucimar (PT) relembrou sua trajetória de luta em favor dos servidores e destacou que a assinatura da carta reflete sua prática usual como vereadora. Defensora da valorização dos servidores, Lucimar afirmou que o fortalecimento do estado depende de servidores públicos bem preparados e reconhecidos.

Professora Lucimar (PT). Foto Ricardo Bastos

Por sua vez, Wesley Pacheco (NOVO) se apresentou como estreante na política, com ideias de modernização da gestão pública. Criticou a falta de transparência nas contas do município e defendeu uma gestão eficiente, inspirada na experiência da iniciativa privada. Pacheco também ressaltou que o Instituto de Previdência Social dos Servidores de Valparaíso (IPASVAL) deve ser gerido por servidores de carreira, visando uma administração justa e eficiente.

Wesley Pacheco (NOVO). Foto: Ricardo Bastos

Momento Democrático

O evento, além de servir como uma plataforma democrática para o diálogo com os candidatos, também foi uma oportunidade para que os servidores municipais cobrassem diretamente o compromisso dos postulantes à Prefeitura. O Sindsepem/Val reforçou que continuará atento e cobrando as propostas firmadas na carta. A ausência de alguns candidatos apenas evidencia a falta de comprometimento de parte da classe política com o funcionalismo público, uma realidade que o sindicato continua combatendo com firmeza e transparência.

O Sindsepem/Val agradece a presença dos candidatos e de todos os apoiadores que compareceram, reafirmando seu compromisso com a defesa dos direitos dos servidores públicos municipais. A Carta de Compromisso segue disponível na sede do sindicato para assinatura dos demais candidatos que não compareceram ao evento.

Confira o Vídeo: