Sindicato faz novos atos para cobrar o rateio da verba remanescente do Fundeb

SINDSEPEM/VAL leva Centenas de servidores da educação do município de Valparaíso de Goiás às ruas
16 de dezembro de 2021
Urgente: Convocação para Assembleia Geral Ordinária
25 de dezembro de 2021

Servidores reunidos em frente a prefeitura (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Na manhã de ontem (20), o SINDSEPEM/VAL organizou duas  intensas  manifestações para cobrar o abono Fundeb. No primeiro horário do dia,  o ato, que iniciou às 9:00  com uma carreata  partindo da sede do sindicato em direção a Prefeitura de Valparaíso de Goiás, contou com a presença de dezenas de servidores municipais da educação. Com cantos que criticam a má vontade política do prefeito da cidade, Pábio Mossoró,  que resiste em criar um projeto de lei que regulamenta o rateio do Fundeb,  os servidores entoaram uma paródia com os seguintes dizeres: “é Natal, é Natal, quero meu rateio, paga Pábio, paga Pábio pra não ficar feio. O Natal é lindo, rateio também, paga Mossoró que eu sei que tem”, diz a canção que faz alusão à canções de Natal.

Servidores cantam paródia (Vídeo: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

servidores reunidos em frente a prefeitura (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)
Marcilon Duarte  (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)
Servidor, Diego Damasceno, Wagner Barbosa e Marcilon Duarte (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)
Trabalhadores da educação  (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

No período da tarde,  os trabalhadores da categoria e a entidade sindical se deslocaram  rumo  a Secretaria Municipal de Educação (SME), para tentar diálogo com a secretária da pasta, Rudilene Alves de Farias Nobre.
Wagner Barbosa, Diego Damasceno e  Nair Motta na SME

Ato na Secretaria Municipal de Educação (Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Segundo o presidente do sindicato, Marcilon Duarte, o dia foi marcado por grandes lutas e ressaltou que: “é importante  a gente continuar pressionando o governo municipal até sair o nosso abono Fundeb. Hoje, fizemos uma carreata linda. Com muita dificuldade, conseguimos uma reunião com a Rudilene Nobre”, disse Duarte ao refletir sobre as inúmeras  vezes em que tentou dialogar com Rudilene e Pábio Mossoró, mas sem sucesso.

Ediléia Rodrigues, Leidiane Souza, Bianca  Dantas e Jean Mourão (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

A princípio, assim que o grupo de servidores chegaram na SME, as informações repassadas pelo  pessoal do gabinete da secretária da pasta era de que ela não se encontrava no local. Entretanto, após muita pressão dos servidores e da organização sindical,  foi descoberto  que ela estava, sim, na SME. A secretária aceitou, por fim, dialogar com a diretoria do sindicato. Durante a reunião, ela assegurou que hoje, dia 21, encaminharia um projeto de lei à Câmara Legislativa para garantir a divisão da verba remanescente do Fundeb entre todos os profissionais da educação.

Ato em prol do abono Fundeb  (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

O sindicato informou que continuará lutando por mais este direito dos servidores, pois, ele é legítimo. Os atos do SINDSEPEM/VAL sobre a temática, estão sendo realizados desde o dia 14 de dezembro.
× Como posso te ajudar?