PLENÁRIA COM OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE – 19/03/2025
Servidores da saúde em movimento na luta em defesa dos seus direitos trabalhistas e previdenciários

Na última quarta-feira (19/03/25), a direção do SINDSEPEM/VAL realizou uma plenária de debates e encaminhamentos referentes aos profissionais de saúde de Valparaíso de Goiás, quando foram abordas as demandas de interesse desses profissionais.
Na oportunidade, a Presidenta Olízia de Matos discorreu sobre todo o histórico de lutas desse segmento da gestão pública, desde a luta pela efetivação em 2007, pelos adicionais de insalubridade, pela inclusão do regime estatutário até a conquista do Plano de Carreira, Cargos e Vencimentos instituído pela Lei Complementar nº 87/2015, com uma tabela de vencimentos estruturada com progressões por tempo de serviço, por níveis e por classes de aperfeiçoamento profissional dentro de cada nível.
Aconteceu que, durante o mandado da direção anterior do sindicato, a tabela de vencimentos, para alguns cargos, foi alterada pelo governo Pábio Mossoró para diminuir os efeitos remuneratórios dos pisos nacionais. Foi informado pela Presidenta Olízia que a atual direção tomou conhecimento de uma ação judicial coletiva encaminhada pela direção anterior, porém, a ação foi derrotada e já se encontra com trânsito em julgado.
Outro importante ponto abordado na plenária foi a questão das aposentadorias especiais, o que demanda forte luta em defesa desse direito dos profissionais de saúde.
A extinção da “Referência A Zero” foi colocada como situação também pendente de ação do governo no sentido da superação dessa irregularidade.
Na plenária, ressaltou a luta que vem sendo travada pela fixação dos pisos nacionais como vencimentos básicos iniciais de cada cargo. Foi quando a Presidenta Olízia informou que, em 17 de março de 2023, aconteceu uma mesa de negociação com Prefeito Marcus Vinícius, que ficou de dar uma resposta sobre essa pendência até o dia 21/03/2025.
Nos encaminhamentos, ficou a proposta de ações da Diretoria Executiva do Sindicato para fortalecer o movimento em defesa dessas e de outras demandas. Nesse contexto, a luta pela realização de um concurso público é central.
Portanto, solicitamos de todas e todos que se mantenham em estado de alerta, pois, caso a negociação seja frustrada, precisaremos da união da categoria para luta, na justiça e nas ruas.
DIREÇÃO DO SINDSEPEM/VAL
GESTÃO 2024-2027
REVITALIZANDO A LUTA