Lideranças do SINDSEPEM/VAL promovem ciclo de visitas à escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Atenção: Vaga preenchida
5 de agosto de 2022
SINDSEPEM/VAL recebe grupo de servidores (as) da saúde; os trabalhadores (as) denunciam descumprimento do pagamento do piso salarial
11 de agosto de 2022

Jornada de lutas em defesa da EJA (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Por entender que a viabilização de um projeto de  educação pública  inclusiva só será possível com a participação de atores sociais como: os alunos, alunas, professores (as) coordenadores, pais, mães e o governo, o  SINDSEPEM/VAL promove neste mês um  ciclo de visitas à escolas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do município de Valparaíso de Goiás, com o intuito de construir uma agenda em defesa da manutenção da modalidade de ensino a nivel local. Com início na noite de ontem (10/08), a jornada de encontros teve como ponto de partida a Escola Municipal Leonino de Jesus Soares, localizada em Valparaíso II.


O diálogo promove reflexão e exposição de ideias (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)


Para Marcilon Duarte, a jornada de lutas tem “um compromisso político pedagógico com a comunidade de Valparaíso de Goiás, para a alfabetização da população valparaisense e representa o cumprimento da meta 9 do Plano Municipal de Educação, visando a inclusão de 100% da população adulta na aprendizagem. Ontem visitamos a Escola Leonino de Jesus. Tivemos uma ampla participação dos estudantes de primeira fase, segunda e dos Profissionais. Foi muito rico o diálogo construído pela comunidade. Espero que essa importante modalidade de Ensino possa ser valorizada”, disse Duarte, atual presidente do SINDSEPEM/VAL.

 Meta 9

De acordo com o  Plano Municipal de Educação (PNE) a Meta 9 diz que o objetivo é ” elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e, até o final da vigência do PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional”.

 


A educação transforma vidas (Foto: Gilvanete Costa/SINDSPEM/VAL)


Ao longo do encontro,  professores e alunos tiveram um momento para  expor e confrontar ideias, propor melhorias ao governo municipal que visam a continuidade da EJA. Uma das queixas pontuais dos estudantes foi sobre o transporte escolar elemento fundamental para a garantia do acesso à escola e ao processo de aprendizagem. A baixa divulgação  sobre a oferta do modelo de ensino por parte do executivo local, foi bastante criticada pelos alunos também.

Momento de escuta (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)


” A prefeitura é responsável pela divulgação e por  garantir o amplo acesso dos alunos e alunas à educação. Sempre  cobramos  e alertarmos o gestor municipal nesse sentido com relação a EJA, disse o professor Alex Oliveira. O educando ressaltou ainda que é necessário o governo municipal atuar de forma mais efetiva ampliar a divulgação da Educaçao de Jovens e Adultos, “carro de som na rua, cartazes, faixas, comunicados em igrejas e organizações. O aluno que precisa da EJA tá aí. Além dos que já vem do fundamental, que são os jovens. Temos que agir em todas as frentes”, sugeriu.

Itinerância nas escolas EJA (Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)


A visitas das lideranças sindicais nas escolas da EJA,  de Valparaíso (GO), tem escancarado um problema crônico no município: a dificuldade de  acessibilidade ao ensino que os estudantes menos favorecidos tem. 

É importante informar que, estiveram presentes ainda na reunião membros da Comissão de Análise e Avaliação do Plano Municipal de Educação. 

 

SINDSEPEM/AL é tempo de resistir!

× Como posso te ajudar?