Em dia de Assembleia servidores da educação pública de Valparaíso de Goiás deflagram “Operação Tartaruga”

SINDSEPEM/VAL convoca todos os servidores da educação pública de Valparaíso de Goiás para uma Assembleia Geral Extraordínária
7 de março de 2022
Servidores da educação de Valparaíso de Goiás rejeitam Projeto de Lei n° 213 enviado à Câmara Municipal pelo prefeito; categoria diz que o texto é injusto
11 de março de 2022

Servidores em ação (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Com a presença de centenas de  servidores e servidoras da educação de diversos  cargos, o SINDSEPEM/VAL realizou na manhã desta quarta-feira, 09, uma Assembleia Geral Extraordinária. Em um primeiro momento, os trabalhadores se reuniram no interior da casa legislativa portando cartazes com os dizeres: “estamos em luta, por nós e por quem não pode lutar” .

“Servidores em luta por seus direitos”, diz outro cartaz em referência as perdas salariais e demais direitos que os servidores municipais enfrentam ao longo dos anos.

Servidores e servidoras  da educação protestam na Câmara Municipal de Valparaíso de Goiás( Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Na oportunidade, o presidente do SINDSEPEM/VAL, Marcilon Duarte, discursou por 15 minutos  na Tribuna Popular e aproveitou o espaço para expor  publicamente os constantes  ataques direcionados à classe trabalhadora do município, os baixos salários dos servidores do Administrativo, a ausência de diálogo e falta de empatia do prefeito da cidade, Pábio Mossoró (MDB), com a categoria e sindicato.  Durante a fala, Duarte denunciou também a situação das merendeiras (os), a sobrecarga de trabalho enfrentada por elas, a necessidade de um novo plano de carreira para todas as áreas, além da defesa pelo pagamento do vale transporte, vale alimentação, pela valorização dos serventes e assistentes escolares.

Servidores/servidoras em ação. A educação exige respeito      (Foto:Gilvanete  Costa/SINDSEPEM/VAL)

A vitória  virá com muita luta e mobilização (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Trabalhadores e trabalhadoras unidos em busca de seus direitos (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

No início de sua fala na Tribuna Popular, o presidente do SINDSEPEM/VAL repudiou a atitude da Câmara Legislativa em barrar a entrada de um grupo de servidores da educação nas dependências da Casa de Leis. ” Hoje, uma galera nossa não conseguiu entrar na Câmara, mas quero lembrar que as salas de aula estão lotadas. Várias escolas com salas de aula superlotadas”, disse ele se referindo ao retorno presencial das aulas do município em meio a maior crise sanitária dos últimos anos causada pelo coronavírus.  Além disso, Duarte parabenizou as mulheres pelo dia 08 de março, Dia Internacional das Mulheres, fazendo questão de relembrar a data denunciando à comunidade Valparaisense  o descuido dos gestores municipais para com os/as profissionais da educação local. “A nossa categoria é de maioria feminina, e ontem foi comemorado o Dias das Mulheres, mas como eu posso dar parabéns para elas tendo salários de servidores e servidoras abaixo do salário mínimo?”, denunciou ele.

Trecho do discurso do presidente do SINDSEPEM/VAL, Marcilon Duarte, (Vídeo: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Diálogo com os vereadores e presidente da Câmara

Após forte pressão do sindicato e da classe trabalhadora, que entoou  cantos e vaias criticando a forma como  o prefeito de Valparaíso de Goiás,  Pábio Mossoró (MDB) e a Secretaria de Educação, Rudilene de Faria Nobre estão conduzindo o município, o presidente da Câmara, Plácido Cunha, suspendeu a sessão por um tempo, e decidiu chamar a direção da entidade sindical para uma reunião, que contou  com a presença de todos os vereadores e vereadoras. Cunha se comprometeu a tentar um diálogo com  Mossoró para que ele abra um espaço de debate com o sindicato e a categoria.

O servidor na rua Mossoró a culpa é sua”, diz  os servidores já cansados da desvalorização  em que são submetidos.

Veja o vídeo abaixo

Trabalhadores e trabalhadoras se indignam com a falta de respeito do prefeito da cidade (Vídeo: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Servidores em busca de valorização (Foto: Gilvanete Costa/SINDSEPEM/VAL)

Informes gerais

Após apresentação do Projeto de Lei (PL) número 213, encaminhado pelo prefeito Pábio Mossoró para a Câmara nesta quarta-feira, o entendimento do sindicato é de que o texto  desfavorece a categoria, uma vez que o Poder Executivo pretende conceder um percentual de apenas 7,9199%  de piso salarial do magistério e 10% de data-base. A defesa do sindicato é de  que seja aplicado o reajuste de  33,24% de piso e 15% de data base para todos os servidores.

Operação Tartaruga

Como as negociações entre a classe trabalhadora e o prefeito nem se quer aconteceram,  ficou decidido  em Assembleia realizada na manhã de hoje a “Operação Tartaruga”. Isto é, cada servidor  da educação  se comprometeu em reduzir  50% de sua carga horária de trabalho a partir de amanhã, 10.   Na  sexta-feira, dia  11, ocorrerá uma Assembleia Geral Extraordinária a partir  das 9:00 da manhã, na Câmara Municipal, para que os servidores e entidade sindical possam acompanhar de perto o Projeto de Lei (PL) número 213, que dispões sobre o Piso Salarial do Magistério e Data-Base. A reunião acontecerá com indicativo de greve geral.

× Como posso te ajudar?